Conheça as diferenças entre vírus, backdoors e spywares

Postado por ugleiton dia 4 de setembro de 2009 as 04:11

10/11/2008 - 10:15:20 - Altieres Rohr / G1

Em mais uma coluna dividida em duas partes, escreverei sobre os diferentes tipos de códigos maliciosos existentes, a história de cada um, curiosidades e exemplos -- veja aqui como se proteger dessas pragas. Começarei pelos vírus, trojans, spywares e backdoors. Vamos lá!


'Vírus'

Tornou-se comum o uso da palavra “vírus” para descrever um programa capaz de realizar qualquer atividade indesejável no computador. Originalmente, porém, os vírus têm uma definição menos abrangente: são softwares que se integram a outros “infectando-os”, com o objetivo de se espalharem de um sistema para outro.

O programa “Elk Cloner” (1982), exibido ao lado, é considerado o primeiro vírus. Atacava sistemas Apple II por meio da infecção de disquetes e não carregava nenhuma carga verdadeiramente maliciosa, apenas exibia várias mensagens, incluindo um “poema”.

É conhecido como “Brain” (1986) o primeiro programa do gênero para a plataforma PC, ou Intel x86, que usamos até hoje. O Brain, segundo os autores paquistaneses -- que deixaram seus nomes, endereços e telefones expostos dentro do vírus --, tinha o objetivo de impedir a pirataria do software médico que eles haviam criado. Mas o programa logo foi além e infectou máquinas de vários locais e sem relação com o aplicativo deles.

No ano seguinte, em 1987, vários outros vírus apareceram, juntamente com os primeiros softwares antivírus.

As pragas digitais que ainda se alojam dentro de outros programas são raras e não têm mais o objetivo de se espalhar por este meio, mas sim dificultar sua remoção.

Existem também os chamados de “vírus de pendrive”, que nada mais são do que uma evolução das pragas que infectavam disquetes, embora alguns os considerem worms (detalharei a ação dos worms na coluna da próxima segunda, 17). Esses podem ser evitados segurando-se SHIFT ao plugar o dispositivo USB, o que impedirá a execução automática de uma praga armazenada no pendrive, ou desativando por completo o AutoRun, como explicou aqui Fernando Panissi, da coluna Tira-dúvidas.

A denominação de “vírus clássicos” foi criada para evitar confusões com o genérico “vírus”. Pelo mesmo motivo, um novo termo foi criados para definir qualquer programa indesejado:“malware” (malicious software).


Trojan

Nomeados com base na história do presente de grego, os “cavalos de tróia” tentam se passar por algo que interessa aos usuários, fazendo-os executar o programa malicioso sem suspeitar que o mesmo não é nada do que parece. O jogo "Animal" (1975), que tentava adivinhar em qual animal o usuário estava pensando, é considerado o primeiro cavalo de tróia, pois, apesar de ser benigno, copiava-se para todas as pastas as quais o usuário tinha acesso.

Hoje, por outro lado, é chamada de “trojan” qualquer praga incapaz de se espalhar sozinha. Por esse motivo, sites maliciosos ou comprometidos -- páginas legítimas alteradas por criminosos -- que infectam o sistema por meio de brechas de segurança instalam “cavalos de tróia” na máquina. A “enganação” se dá de forma muito menos aparente: a visita ao site legítimo ou um resultado malicioso em um site de busca.


Backdoor

Os “backdoors” (“porta dos fundos”) são programas maliciosos que dão ao seu criador o controle total do computador infectado. Geralmente são disseminados em conjunto com ferramentas úteis para que o usuário não suspeite da praga e, por isso, são considerados uma subcategoria dos trojans.

Exemplos de backdoors são os clássicos NetBus e BackOrifice, ambos de 1998. O Bifrost (2004) e o SpyOne (2006) são pragas mais recentes e populares. Algumas delas, como as versões mais recentes do NetBus e o SpyOne, são comercializadas como soluções de “administração remota”.

Criminosos com bom conhecimento técnico utilizam backdoors feitos especificamente para as tarefas que necessitam; outros tiram proveito de softwares legítimos como VNC e Radmin.

A preocupação com os backdoors deu origem aos chamados antitrojans. Alguns deles nada mais eram que firewalls simplificados que, em vez de monitorar a conexão toda, preocupavam-se exclusivamente com a identificação dos tráfegos de trojan-backdoors. Hoje esses softwares estão obsoletos e são desnecessários, seja devido ao firewall -- que bloqueia os backdoors -- ou ao antivírus, que detecta tanto um como o outro.


Spyware

Existe uma confusão a respeito de pragas que roubam informações confidenciais do sistema, tais como senhas de banco. Há quem diga que são spywares (“espiões”), mas não é o caso. Spywares são softwares que coletam informações comercialmente úteis, tais como hábitos de navegação, endereços de e-mail e softwares instalados no sistema.

Pode ser considerado spyware ainda o software que é usado pelos pais para monitorar o filho, a empresa que monitora o empregado, etc. Se a informação roubada tem claros objetivos financeiros -- cartões de crédito, senhas de banco, códigos seriais de programas instalados -- o programa deixa de ser um spyware para ser um trojan.

Na coluna de hoje é só, mas na próxima segunda-feira (17), o assunto será continuado com informações a respeito dos worms, exploits, vírus de macro, adwares e antivírus falsos. Antes, na quarta-feira (12), serão respondidas as dúvidas deixadas nos comentários. E, na sexta (14), eu volto com as principais notícias de segurança da semana. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, use o espaço de comentários abaixo.

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades.

1 comentários:

Charles Lima disse...

muito bom este texto bem esclarecedor

Postar um comentário

Marcadores

Computação (8) Java (7) Excel (2) Humor (2) NetBeans (2) Textos (2) Curiosidades (1) IRPF (1) Musicas (1)